A notificação extrajudicial e um ferramenta essencial para a resolução de conflitos de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.
Mas o que é uma notificação extrajudicial? De forma muito simples. E uma comunicação formal que tem por objetivo informar, alertar ou cobrar uma parte envolvida em determinada situação que pode resultar em um litígio.
O objetivo principal é oferecer a oportunidade de resolver a questão de forma amigável, antes de se transformar em uma disputa judicial. Contudo, os benefícios, vão muito além. Entre eles podemos citar:
- Prevenção de litígios: talvez esta seja a melhor das vantagem da notificação extrajudicial – a capacidade de prevenir ação judicial. Na grande maioria das vezes, uma simples notificação extrajudicial pode resolver um impasse, evitando altos custos, desgaste emocional e perda de tempo, já que no Judiciário tudo é demorado. Além disso, oportunizar as partes envolvidas a solução que melhor lhes adeque. O que não ocorre quando delegamos ao Juiz essa incumbência;
- Solução amigável e manutenção de boas práticas comerciais: utilizar a notificação extrajudicial demonstra a disposição para resolver a situação de maneira amigável, concedendo espaço para negociações. Como consequência, fomenta as boas relações comerciais e pessoais, que certamente ficariam comprometidas em caso de litígio;
- Segurança Jurídica: uma notificação extrajudicial bem elaborada, por um advogado especialista, além de todos os benefícios relatados, também cria um registro formal de comunicação. Importante tanto para documentar as tratativas e tentativas de resolução de forma amigável, como também pode servir de prova em eventual processo judicial, além de demonstrar a boa-fé do notificante;
- Redução de custos: a notificação extrajudicial é consideravelmente mais barata do que um processo judicial. Ao resolver a questão de forma extrajudicial, as partes poderão economizar em honorários advocatícios, taxas judiciárias entre outros custos indiretos que irão encarecer todo o processo;
Quando utilizar a notificação extrajudicial? Pode ser utilizada em diversas situações, como por exemplo, cobranças de dívidas, descumprimento de cláusulas contratuais, rescisão de contratos, entre outras possibilidades.
E, quem pode se utilizar desta ferramenta? Qualquer pessoa, seja física, seja jurídica.
Percebe-se que a utilização da notificação extrajudicial é uma poderosa saída na prevenção de litígios e na resolução de conflitos, de forma rápida e eficiente.
Além disso, possibilita que a outra parte cumpra com o que se comprometeu, sem que seja necessária a interferência do Poder Judiciário, que certamente adotará uma saída muito mais onerosa e num prazo certamente mais longo.
Antecipe-se aos conflitos! Não espere que o problema cresça! Tome a iniciativa e resolva suas pendências com uma notificação extrajudicial eficaz.