Leilão Extrajudicial de Imóveis: O que acontece após a venda e quais os direitos do ex-proprietário

O leilão extrajudicial de imóveis ocorre, na maioria das vezes, em razão da inadimplência de um financiamento imobiliário com alienação fiduciária. Nesse caso, o próprio credor fiduciário (geralmente um banco) pode realizar a venda do imóvel sem necessidade de uma ação judicial.

Mas o que acontece após a venda e quais são os direitos do ex-proprietário?

O Que Acontece Após a Arrematação?

Após o imóvel ser vendido em leilão extrajudicial, algumas etapas são seguidas:
O credor informa ao cartório de registro de imóveis para consolidar a propriedade em seu nome.

O imóvel é leiloado e, após a arrematação, o comprador registra o bem em seu nome.
O ex-proprietário pode ser notificado para desocupação e, se não sair voluntariamente, pode haver ação de imissão na posse pelo arrematante.

Quais São os Direitos do Ex-Proprietário?

Embora o processo extrajudicial seja mais célere, o devedor ainda tem alguns direitos que podem ser analisados caso a caso:

Direito de Purgação da Mora – Até antes da consolidação da propriedade no nome do credor, o devedor pode quitar a dívida vencida e evitar o leilão.

Questionamento de Irregularidades – Se houver falhas no procedimento (como ausência de notificação ou erro na avaliação do imóvel), é possível tentar anular o leilão judicialmente.

Saldo Remanescente – Se o imóvel for vendido por um valor superior à dívida, o ex-proprietário tem direito ao saldo excedente, que deve ser devolvido pelo credor.

Perdeu um imóvel em leilão? Ainda há tempo para agir!

Se o seu imóvel foi leiloado ou está prestes a ir a leilão, você pode ter alternativas para reverter ou minimizar os prejuízos. Muitos proprietários não sabem que erros no procedimento podem levar à anulação do leilão ou que ainda há valores a serem recuperados.

Cada caso é único, e uma análise especializada pode fazer toda a diferença para proteger seu patrimônio. Não espere perder tudo!

Entre em contato e tenha a segurança jurídica que você merece!

Michelly Ribeiro

Sócia-fundadora do Michelly Ribeiro Advocacia

mais posts

Direito Imobiliário

Convenção de Condomínio – O que é e para que serve?

E um documento legal que estabelece as regras básicas para a gestão e convivência em condomínios. Nele, encontram-se as diretrizes sobre os direitos e deveres dos condôminos, o uso das áreas comuns, a função do síndico e do conselho, os critérios para contribuições e despesas, entre outros pontos essenciais. A convenção é registrada em cartório e serve como uma “constituição” interna, garantindo segurança jurídica e organização. Quanto a sua importância, ela é fundamental para assegurar uma convivência harmoniosa entre os moradores, protegendo os interesses de todos e proporcionando transparência. Ela também previne conflitos e fornece respaldo jurídico para a administração do condomínio, facilitando a resolução de problemas e evitando disputas judiciais.

Leia mais »
Corporativo

Proteja seu negócio – Quais os contratos são essenciais para a proteção do seu negócio?

Os contratos são instrumentos jurídicos fundamentais para garantir a segurança das relações comerciais e prevenir conflitos. Empresas de qualquer porte precisam de documentos claros e bem elaborados para regular sua interação com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Partindo dessa premissa, tem alguns contratos que são imprescindíveis e merecem uma atenção especial do empreendedor para que a sua operação esteja protegida e os riscos mitigados. O primeiro deles é o Contrato Social. Por meio dele há a formalização da criação da empresa. Neste instrumento se estabelece as diretrizes internas, informa quem são os sócios, os percentuais que cada um deles possui na empresa, define as regras de funcionamento, o capital social do empreendimento, como deverá ser a distribuição dos lucos e as responsabilidades de cada sócio. Neste documento também deve conter regras em relação a saída e entrada de sócios, procedimentos em relação a dissolução da sociedade e até mesmo em caso de falecimento de sócios. Tais previsões são importantes pois cooperam para a redução de conflitos internos e garante a segurança em momentos de mudança societária. Outro contrato essencial para proteção do negócio refere-se ao Contrato de Fornecimento, que tem por objetivo regular a relação entre a empresa e seus

Leia mais »
Direito Imobiliário

Regularização de Imóveis – Transforme Irregularidades em Conformidades e Valorize sua Propriedade

Um assunto muito recorrente no escritório tem sido em relação a REGULARIZAÇAO DE IMÓVEIS. Os clientes questionam os procedimentos, o tempo gastos e quais imóveis podem ser objeto da regularização.

Essa recorrência, quanto às dúvidas em relação a regularização de imóveis, é plenamente justificável, já que, o índice de imóveis irregulares, em todo o Brasil é muito alto.

Leia mais »